Inquérito da PF acusa Maia de corrupção e lavagem de dinheiro
O presidente da Câmara dos Deputados é investigado pela Polícia Federal pelo crime de lavagem de dinheiro entre outros.
Nessa segunda-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o inquérito da Polícia Federal que investiga o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e seu pai o vereador César Maia (DEM-RJ).
De acordo com o inquérito apresentado pelo STF, os delegados alegaram que o deputado e o vereador cometeram os crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro pelo recebimento de vantagens indevidas da empreiteira Odebrecht. Para os delegados, existem elementos concretos e relevantes que levaram a existência dos crimes investigados. O relator do caso, ministro do STF Edson Fachin, enviou a investigação para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge que agora tem 15 dias para decidir se vai oferecer denúncia ou pedir arquivamento do inquérito.
A Polícia Federal aponta que Rodrigo Maia e César Maia receberam um total de R$ 1,6 milhão da empreiteira no período de 2008 a 2014. Ainda de acordo com a PF, os supostos pagamentos foram indicados por ex-diretores da empresa que posteriormente assinaram acordos de delação premiada. Em sua defesa, o presidente da Câmara dos Deputados disse que todas as doações recebidas em suas campanhas foram guiadas dentro da lei. Para ele, as provas apontadas pela PF foram baseadas somente nas palavras dos delatores.
Confira a nota na íntegra
"Sobre o relatório apresentado pela Polícia Federal, volto a afirmar que todas as doações que recebi em minhas campanhas eleitorais foram solicitadas dentro da legislação, contabilizadas e declaradas à Justiça. Nunca houve pagamentos não autorizados por parte da Odebrecht ou de qualquer outra empresa. A conclusão do relatório da Polícia Federal, portanto, não tem embasamento fático, comprobatório ou legal, já que foi baseado exclusivamente em palavras e planilhas produzidas pelos próprios delatores. Eu confio na Justiça e estou seguro que os fatos serão esclarecidos, e este inquérito, arquivado.”
Supremo Tribunal Federal - STF
Polícia Federal
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir