Professor de Ciência Política da UFMG compara Lula a Nelson Mandela
Juarez Guimarães afirma que "Lula está sendo condenado por um júri de classe dos grandes capitalistas no país do apartheid social”.
O professor de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães, fez uma comparação entre o ex-Presidente Lula e Nelson Mandela. Seu texto foi publicado nesta sexta-feira (08) no site do Partido dos Trabalhadores (PT).
- Foto: DivulgaçãoProfessor de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães.
“Se Mandela, foi condenado por um júri de brancos no país do apartheid social, Lula está sendo condenado por um júri de classe dos grandes capitalistas no país do apartheid social”, diz o texto.
Juarez Guimarães considera a comparação de Lula com Mandela justa, necessária e incontornável, neste momento em que ele afirma ser dramático da história secular e épica de resistência do povo brasileiro.
- Foto: DivulgaçãoNelson Mandela.
Ele julga ser “justa porque, assim como Mandela, Lula é a liderança operária e popular de maior raiz, amplitude e identidade de toda a história brasileira. Sua origem social, suas quatro décadas na vanguarda da construção da democracia, o fato de ser o maior símbolo da esperança de um Brasil sem apartheid social convergem para este diagnóstico”, argumenta.
O professor fala que essa comparação é absolutamente necessária “porque assim como os racistas sabiam que era preciso desmoralizar Mandela e mantê-lo preso para manter o regime do apartheid, os que dirigem o golpe contra a democracia no Brasil sabem que sem desmoralizar Lula e sem interditar a sua liderança política, a democracia e os direitos do povo podem voltar ainda com mais força”.
O professor de Ciência Política da UFMG conclui falando que “é incontornável comparar Lula com Mandela porque assim como Mandela tornou-se a grande referência internacional na luta contra o racismo, Lula tornou-se a grande liderança mundial na luta contra a fome e a desigualdade social. A sua defesa interessa aos povos de toda a América Latina e do mundo”, afirma.
Sobre Mandela
Nelson Mandela foi um líder rebelde, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid (contra segregação racial), considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Ele faleceu em 2013 aos 95 anos em sua casa na África do Sul.
Luiz Inácio Lula da Silva
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir