Viagora

Vestibular da UFPE desclassifica dois candidatos por porte de celular

Ambos estavam fazendo provas na Cidade Universitária, no Recife.

Dois estudantes foram eliminados da segunda fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste domingo (8), por estarem portantdo celular. Ambos estavam fazendo provas no campus Recife, na Cidade Universitária, de acordo com o presidente da Comissão de Vestibular (Covest), professor Armando Cavalcanti.

Diante de pouco mais de 40 mil inscritos, o número de desclassificados foi considerado como um sinal positivo pelo presidente da Covest. "Isso mostra que os alunos estão se conscientizando, mas ainda assim reforço o pedido para que deixem o celular do lado de fora amanhã [segunda]. Não pode entrar protando celular dentro do local de prova", alerta o professor. De um total de 40.452 candidatos inscritos, 3.243 faltaram a prova, deixando em 8% o índice de abstenção.

Duas Unidade de Terapia Intensiva móveis foram disponibilizadas pela UFPE para atender os alunos no Grande Recife. Durante a manhã deste domingo, os médicos fizeram 20 atendimentos, todos considerados de rotina. "São as queixas comuns, nervosismo, cólica, dor de cabeça, tontura", enumera o presidente da Covest.

No Hospital das Clínicias da UFPE, seis candidatos com doenças infectocontagiosas fizeram provas - os detalhes são mantidos em sigilo para preservar os alunos. O Centro de Ciências Biológicas, que reúne os candidatos com necessidades especiais, contabilizou 64 atendimentos, sendo duas provas em Braille. Além desses casos, houve o registro de um candidato internado no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, que fez a prova na unidade de saúde.

A previsão é de que o listão com os aprovados seja divulgado até o dia 24 de janeiro de 2014. "Dependemos da divulgação das notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio, que conta como primeira fase]. Depois disso, ainda temos a comprovação dos cotistas, que devem apresentar a documentação antes que seja feito o listão", explica.

Tumulto

O trânsito no entorno da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, foi uma reclamação de muitos pais e estudantes. Segundo Cavalcanti, foram enviados ofícios para os órgãos competentes. Para lidar também com o tumulto causado por ambulantes e barracas de escolas e cursinhos, o professor afirma que apenas no ano que vem pode ter uma resposta definitiva.

"Vamos analisar junto com o pessoal da Católica e sentar com a Prefeitura para ver o que pode ser feito para o próximo ano, tanto nessa questão do trânsito quanto na das barracas. Talvez uma das formas de lidar seja também conversar com os colégios, quem sabe sensibilizá-los", aponta Cavalcanti.

Números

Um total de 40.452 estudantes estão inscritos para concorrer a 6.607 vagas distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória de Santo Antão (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Entre as vagas, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 são destinadas ao sistema de cotas. Os cotistas só disputam dentro do sistema de cotas se não tiverem alcançado nota suficiente para o grupo da livre concorrência.

São aplicadas duas provas por dia com disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A primeira etapa, que inclui a redação, corresponde à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro.

Neste domingo (8), foram aplicadas as provas de português, literatura, teoria musical, biologia e matemática. Na segunda-feira (9), as questões são de história, geografia, química, física, língua estrangeira e geometria gráfica.
Mais conteúdo sobre:

Luiz Inácio Lula da Silva

Facebook
Veja também