Viagora

Sejus, Sesapi e FMS aderem ao Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário

O Plano foi instituído em 2003, pelos Ministérios da Saúde e da Justiça, objetivando viabilizar o acesso de presos às ações e serviços do SUS.

Através da articulação da Secretaria de Justiça, os secretários de Justiça e Saúde e o presidente da Fundação Municipal da Saúde assinarão, na próxima quarta-feira (17), o Termo de Adesão do Estado do Piauí ao Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

O Plano foi instituído em 2003 pelos Ministérios da Saúde e da Justiça, objetivando viabilizar o acesso de homens e mulheres presas em penitenciárias, colônias agrícolas penais, presídios ou hospitais penitenciários às ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta política utiliza como estratégia a implantação de equipes de saúde que oferecerão serviços de atenção básica nas unidades prisionais do estado do Piauí e encaminhamento aos demais níveis de atenção à saúde, por meio das referências pactuadas pelo estado e municípios.

As ações desenvolvidas nos presídios são voltadas para promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnósticos e tratamento de agravos em saúde no âmbito da atenção básica.

A Secretaria Estadual da Justiça inaugurará, no início do mês de dezembro, duas Unidades Básicas de Saúde sendo uma na Casa de Custódia e outra na Penitenciária Regional Irmão Guido.

Participam da assinatura do Termo de Adesão do Estado do Piauí ao Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, o secretário Estadual da Justiça, Henrique Rebelo; o secretário Estadual da Saúde, Ernani de Paiva Maia; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Rodrigues Filho; o representante da Coordenação Nacional de Saúde no Sistema Prisional do Ministério da Saúde, Railander Quintão de Figueiredo; a diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Rosângela Queiroz; e a gerente de Atenção Básica da Sesapi, Rosa Milanez.

Facebook
Veja também