Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH
De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico do transtorno só pode ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou neurologista.
Nessa quarta-feira (03), o Governo Federal informou através do Diário Oficial da União a aprovação de um documento para a realização de diagnóstico, tratamento, controle e avaliação do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
De acordo com o Ministério da Saúde, o TDAH é considerado como um neurodesenvolvimento, que tem como características principais a desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível funcional para a idade. O MS ainda pontua que os sintomas do transtorno iniciam na infância e podem acompanhar a pessoa durante toda a vida.
De acordo com a pasta divulgado no Diário Oficial da União, as dificuldades costumam surgir quando a criança entra em uma rotina escolar. “As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais”, explicou o protocolo.
Conforme informações do MS, o diagnóstico de TDAH é frequentemente diagnosticada na infância, mas podem ocorrer casos onde o transtorno pode apresentar sinais mais notórios durante a vida adulta. O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) só pode ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou neurologista.
Com informações da Agência Brasil.
Brasília
Distrito Federal
Governo Federal
Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir