TSE terá medidas para evitar filas no segundo turno
De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas.
Nessa terça-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que a instituição está tomando as medidas necessárias para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno das eleições.
No último domingo (2), eleitores de várias sessões eleitorais no Brasil, reclamaram de imensas filas. A Organização dos Estados Americanos (OEA), observou a fila e acompanhou o processo de votação no país.
O ministro afirmou que os problemas das filas estão sendo equacionados com os tribunais regionais eleitorais (TREs).
“O TSE já está planilhando todas as medidas necessárias para que as filas que ocorreram em algumas seções eleitorais não votem a acontecer no próximo turno. Isso será realizado para que o eleitor tenha uma votação mais confortável”, disse Moraes.
“O comparecimento de todo os eleitores é muito importante para que nós possamos novamente demonstrar a maturidade da democracia brasileira e completar esse ciclo eleitoral das eleições gerais de 2022”, concluiu.
Alexandre Moares também destacou o aumento de candidatos negros e mulheres que foram eleitas para a Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, dos 513 parlamentares, 91 são mulheres, número que representa 17,7% do total. 27 dos eleitos se declaram pretos (5,26%).
De acordo com o ministro, dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas. A abstenção foi de 20,95%, número que está na média registrada em eleições anteriores.
Ainda de acordo com Alexandre de Morais, foram registrados 118 milhões de votos válidos, 3,4 milhões de nulos (2,82% do total) e 1,9 milhão de brancos (1,59%).
Com informações Agência Brasil
Brasília
Distrito Federal
Eleições 2022
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Alexandre de Moraes
-
Deputados exigem mais rigor contra faltas injustificadas na Alepi
Durante debate no Plenário, o parlamentar destacou que existem muitos deputados faltosos que não justificam a ausência. -
Gracinha Mão Santa propõe vagas exclusivas para pessoas com autismo em estacionamento
O projeto de lei apresentado na Alepi também prevê a criação de creche para idosos e ações na área da saúde. -
MP pede que prefeita Laura Rosa exonere médico acusado de falsidade ideológica
O procurador municipal Jardel informou que a prefeitura acatou a recomendação do Ministério Público e a administração procedeu com a imediata exoneração do médico. -
PDT tem interesse em participar da disputa majoritária em 2026, diz Enzo
O vereador falou sobre a formação de chapas para as eleições de 2026 e o posicionamento do PDT de lutar por espaços na chapa majoritária. -
PT precisa urgentemente aumentar bancada no Senado, diz Flávio Nogueira
O parlamentar também criticou a formação de chapa entre o MDB e PSD, descrevendo-a como “fictícia”.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir