Mais de 500 mil piauienses já estão imunizados contra a Covid, diz Sesapi
De acordo com os dados da Sesapi, ao todo 455.878 piauienses já receberam as duas doses, e 45.038 foram vacinados com a vacina da Jassen.
O Governo do Piauí, por meio Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o estado ultrapassou a marca de 500 mil piauienses imunizados contra a Covid-19, como mostram os dados do Vacinômetro.
De acordo com os dados da Sesapi, ao todo 455.878 piauienses já receberam as duas doses, e 45.038 foram vacinados com a vacina da Jassen, que só necessita de apenas uma dose para completar o ciclo vacinal. Já são 15,22% de cobertura vacinal da população.
O secretário da Sesapi, Florentino Neto, destaca que esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses.
“Esse é o resultado do planejamento e trabalho, não só da equipe da Sesapi, mas de todas as prefeituras, que não tem medido esforços, trabalhando arduamente, seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado, tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade no processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, avalia o gestor.
Conforme a Sesapi, o Plano Nacional de Imunização disponibiliza quatro vacinas para combate a Covid-19 e delas três (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac ) necessitam de duas doses para completar o ciclo de imunização, apenas o imunizante da Janssen precisa de uma dose para está totalmente vacinado contra o vírus.
“Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2. Por isso pedimos que aqueles que precisam da segunda dose retornem aos postos de saúde, na data estabelecida em seu cartão de vacina e tome sua dose de reforço”, lembra o secretário Florentino Neto.
Os números do Vacinômetro da Sesapi também mostram que já receberam a primeira dose das vacinas 1.287.282 pessoas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 39,23%.
“Nossa expectativa é de vacinar, com a primeira dose, 80% da população de 18 a 59 anos até outubro e, até o final do ano, estar com a nossa população 100% vacinada com pelo menos uma dose. Por isso, precisamos da colaboração de todos e da chegada de mais vacinas ao nosso estado”, disse Florentino Neto.
O Piauí também já recebeu 2.176.820 doses de vacinas do Ministério da Saúde e repassou aos municípios 2.120.332 imunizantes. Estão com as secretarias municipais de saúde, para aplicação de primeira, segunda ou dose única 333.451 vacinas. Também há uma reserva técnica de segurança de 2.000 doses e 54.488 imunizantes reservados para segunda dose.
Os dados do Vacinômetro são de 11h40 do dia 26 de julho de 2021
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Vacina contra Covid-19
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir