Lacen-PI começa a produzir testes de anticorpos para Covid-19
O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) deu início à produção de testes sorológicos de anticorpos para o novo coronavírus por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido.
O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.
A implantação da metodologia por quimioluminescência significa ganhos em relação ao tempo de liberação do resultado e também diminuição de custos. Atualmente é o que existe de mais avançado quando se trata de dosagem de anticorpos. O resultado é quantitativo e a dosagem é realizada através de uma máquina chamada Maglumi, que produz 184 testes por hora. O Lacen dispõe de duas máquinas.
Nesse primeiro momento os exames serão realizados com os profissionais de saúde e, posteriormente, disponibilizados para a população em geral.
“Estamos fazendo uma licitação para a compra de mais testes e esse exame vai ser distribuído para a população. Ele é importante pois a metodologia é mais ágil e precisa, portanto auxiliará o estado no acompanhamento do real perfil epidemiológico e sorológico no Piauí”, afirmou a diretora do Lacen, Walterlene Carvalho.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir