“Barrar o coronavírus depende da população”, declara Wellington
O governador do Piauí voltou a defender que a interrupção da propagação do vírus depende da atitude da população piauiense.
Nessa quinta-feira, 9 de julho, passados mais de 100 dias do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Piauí, o governador Wellington Dias (PT) voltou a enfatizar que a interrupção da propagação do vírus depende da atitude da população piauiense.
No último sábado (4), por exemplo, o Piauí alcançou a melhor posição de isolamento social entre os estados do Brasil, com 49,63%, segundo dados da empresa InLoco. O número é resultado das medidas restritivas mais rígidas determinadas pelo Governo do Estado por meio de decretos, mas o governador Wellington Dias lembrou que a decisão da população de evitar sair de casa é ainda mais importante.
“Isso nos ajuda a cortar a transmissibilidade do coronavírus. Quero agradecer ao povo do Piauí pela colaboração neste período, pois sei que está sendo muito difícil. Peço que as pessoas só saiam de casa se for realmente necessário e, caso realmente precisem deixar a residência, faça sempre o uso de máscara e álcool em gel”, disse Wellington.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias.
O governador baixou um decreto no dia 25 de junho obrigando a todo cidadão o uso de máscara ao sair de casa, inclusive com penalização de multa para o descumprimento. “Esse equipamento de proteção individual protege tanto quem usa quanto as outras pessoas”, explicou.
O superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, lembra que vários países do mundo conseguiram reduzir o contágio adotando essas medidas.
“Sem proteção, o simples espirro de uma pessoa pode alcançar até oito metros de distância, a uma velocidade de 140 km por hora, o que mostra o seu alto poder de contaminação. Mesmo numa conversa normal, as partículas de nossa fala podem atingir alguém, daí a importância da máscara”, comentou Herlon.
Redução da transmissão
Na semana passada, a taxa de transmissibilidade do coronavírus cai de 1,8 para 0,87 no Piauí. “Comemoro muito a redução da transmissibilidade, que é um ponto primordial para que a retomada seja possível. Destaco que as medidas mais restritivas do último fim de semana e dos quatro dias desta semana visam justamente essa diminuição”, afirmou o governador.
Herlon Guimarães afirma que a ciência ainda não criou uma vacina para a Covid-10, então, o que a sociedade pode fazer é adotar as medidas de prevenção. “Ao lavar as mãos, eliminamos vírus e bactérias e, portanto, evitamos que, ao leva-las ao rosto, contaminemos nossas mucosas”, explica. Ele orienta ainda que a população precisa ter o cuidado para não levar as mãos ao rosto.
“Na rua mesmo com toda essa proteção, a roupa e outras partes do corpo poderão ficar contaminadas e, num descuido o cidadão pode se infectar. Em casa, esse risco não existe”, diz o superintendente.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir