Covid-19: Wellington Dias apresenta quinta rodada de pesquisa
O governador ressaltou a importância da realização dessas pesquisas para tomada de decisões no estado no combate à pandemia.
Na tarde desta quinta-feira (04), uma equipe do Governo do Piauí realizou uma transmissão ao vivo para apresentar os resultados da 5º rodada das pesquisas sobre a situação da pandemia da Covid-19 no estado realizada pelo do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), que constatou que o Piauí tem cerca de 87.579 pessoas infectadas.
Durante a transmissão, o governador Wellington Dias ressaltou a importância da realização dessas pesquisas para tomada de decisões no estado no combate à pandemia.
“O Piauí é um dos estados, junto com o Rio Grande do Sul, pioneiros, são dois estados que já estão na quinta rodada de pesquisas [...] A partir da pesquisa, com o resultado, ter uma condição de planejamento, de tomadas de decisões com maior segurança”, comenta o governador.
De acordo com o diretor do Instituto Amostragem, João Batistas Teles, a pesquisa que está na 5° rodada foi realizada em 11 cidades do estado e foram realizados 3.999 testes rápidos entre os dias 30 de maio e 02 de junho.
“Nós entramos na 5º rodada de pesquisa, realizada entre os dias 30 de maio a 02 de junho. Essa pesquisa nós fizemos em 11 municípios, e o critério de entrada desses municípios são aqueles mais importantes dos territórios que fazem as regionais de Saúde. Nós conseguimos uma amostra de 3.999 pessoas, essa margem de erro é de 2% na pesquisa, a metodologia da amostragem permanece a mesma. [...] Cada domicílio é uma pessoa testada, a gente também tá fazendo mais de um teste caso haja positividade”, disse o diretor.
Segundo o João Batista, as pessoas que participaram da pesquisa foram selecionadas a partir de três etapas: primeiro é realizado um sorteio do setor censitário da zona Urbana do município, em seguida o sorteio do domicílio dentro do sentor censitário, e por fim, a seleção de uma pessoa do domicílio.
De acordo com o governo, a pesquisa constatou que cerca de 87.579 pessoas estão infectadas pela Covid-19 no Piauí, número que estaria bem maior se não fossem as medidas de isolamento e os cuidados com a higiene adotados no estado.
Ainda com base na pesquisa, o uso de máscaras e álcool em gel no estado cresceu em comparação com os dados anteriores. O número de pessoas que passaram a fazer o uso de máscaras de proteção subiu de 87, 42% para 90,42%. Já a utilização de álcool em gel aumentou de 80,52% para 88,25%.
“Mas o dado destacado, importante que eu vejo, é exatamente essa tendência na queda do número de infectados que estamos encontrando. Embora tenha esse crescimento, mas numa proporção menor em cada pesquisa. [...] Final de maio, começo de junho, nós já poderíamos estar com cerca de 120 mil pessoas com o coronavírus, e as medidas, como foi dito aí, das máscaras, ajudou a ser um número menor”, comentou o Wellington Dias ao parabenizar os piauienses.
Governo do Piauí
Coronavírus
Wellington Dias
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir