Wellington Dias prorroga isolamento social até 07 de junho no Piauí
De acordo com o governador do estado, a medida foi decidida a partir de estudo do Comitê Emergencial Covid-19 (COE).
Em transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (20), o governador Wellington Dias anunciou novas medidas para o enfrentamento da Covid-19 no Piauí e disse que o decreto será prorrogado para o dia 7 de junho com base no Comitê Emergencial Covid-19 (COE).
De acordo com o governador, cientistas apresentaram estudos que mostram que a taxa de propagação da doença ainda é alta no Piauí, e diante disso, é necessário que o isolamento social seja mantido.
“Concluímos agora a reunião do Comitê Emergencial Covid-19 [...] No comitê os cientistas apresentaram a proposta mostrando que ainda há crescimento, que ainda há uma fase que precisa da prorrogação, e aprovamos a prorrogação do decreto com as medidas ali estabelecias para até o dia 07 de junho”, declara o governador.
Sobre a reabertura do comércio, o governador explica que irá manter um diálogo com empresas, trabalhadores e órgãos como o Ministério Público e a OAB para a elaboração de protocolos de segurança que permitam a retomada das atividades econômicas no estado.
- Foto: Foto: Lucas Dias/ GP1Governador Wellington Dias
“Eu destaco também a sinalização para a retomada [...] Ficou ali já aprovado que haverá um esforço do poder público, estado, município e Governo Federal, juntamente com o setor privado, com a participação das empresas e dos trabalhadores, Ministério Público, OAB, para nós ajudar na elaboração de protocolos. Protocolos que vão permitir ter as regras de saúde para quem está em atividade e para quem passar a entrar em atividade, abrir o seu empreendimento, estabelecer a estratégia para essa reabertura e as condições para o cronograma adequado: por onde começar, com quantos por cento da população se libera e a partir daí quais os segmentos”, explica o governador.
Lockdown
Wellington comentou também sobre a decisão do prefeito de Riacho Frio em determinar lockdown de cinco dias na cidade, e relata que cada município tem autonomia para tomar decisões diante da pandemia.
“Claro que cada município tem a sua liberdade, tem o seu poder de decisão. A avaliação que o estado fez é que a experiência de lockdown, por exemplo, a gente fez esse fechamento agora, sexta, sábado e domingo, e ele deu um resultado no nível de isolamento igual a alguns estados que fizeram lockdown, mas repito a liberdade para que cada município de tomas decisões”, comenta Wellington.
Questionado sobre a possibilidade de um novo lockdown no Piauí, Wellington afirma que não descarta a medida, e afirma que está sendo avaliada a antecipação do feriado de 08 de dezembro, para que com isolamento, a taxa de propagação da Covid-19 possa reduzir ainda mais no estado.
“É possível, nós estamos discutindo a possibilidade de antecipação do feriado de 08 de dezembro para com isso, nessa fase, ainda no mês de maio, possamos ter as condições de um isolamento que possa cortar [a taxa de transmissão da doença]. Eu quero agradecer a população pela adesão. Reduzindo o número de pessoas em movimento a gente reduz a contaminação, e com isso, a gente evita menos pessoas adoecendo e pressionado por vagas na rede hospitalar”, disse o govenador.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir