Deputados pedem a Wellington e Firmino reabertura do comércio
Os deputados Henrique Pires e Themístocles Filho enviaram um requerimento ao governador e ao prefeito de Teresina pedindo a reabertura de setores do comércio.
Nesta sexta-feira, 27 de março, os deputados estaduais Henrique Pires (MDB) e Themístocles Filho (MDB) protocolaram um requerimento ao governador Wellington Dias (PT) e ao prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), pedindo que sejam feitas alterações nos decretos assinados pelos gestores para que algumas atividades do comércio e da indústria voltem a funcionar no estado do Piauí.
O requerimento pede, especificamente, a reabertura da atividade comercial nos seguintes setores: construção civil, materiais de construção, autopeças, lojas de conveniência, clínicas médicas e odontológicas, oficinas mecânicas, borracharias, restaurantes, escritórios de contabilidade e de advocacia, lanchonetes, indústrias e agroindústrias.
- Foto: ViagoraDeputados Henrique Pires e Themístocles Filho.
De acordo com os parlamentares, esses setores deverão adotar medidas de proteção aos seus funcionários e cumprir as regras de higienização de forma rigorosa, assim como devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
“Eu e o presidente Themístocles estamos vendo que setores pontuais podem voltar sim, porque não tem muita movimentação, como Construção Civil, Contabilidade, Odontologia. Fizemos esse requerimento baseado em conversas com profissionais destas áreas”, explicou Henrique Pires.
Ele ainda destacou a necessidade de manter em isolamento os grupos considerados de risco. “Não podemos voltar às aulas. Não sou a favor que shoppings voltem. Temos que cuidar dos idosos, das pessoas dos grupos de risco. Agora esses setores pontuais devem voltar”, falou.
Segurança
O deputado fez algumas observações sobre a segurança nos setores que retomarem suas atividades. “É exigido que esses setores, ao retornarem, mantenham um número máximo de 50% do seu quadro de funcionários, para que possam assim desenvolver suas atividades, podendo até mesmo fazer rodízio dos seus colaboradores”, esclareceu Henrique Pires.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir