As amostras coletadas passarão por analises fisioquímicas e microbiológicas, que serão realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no Piauí, 36.050 mulheres e 88.131 homens não tomaram nenhuma dose da vacina, que está disponível desde de 2014.
Segundo a DIVISA, a primeira oficina está sendo realizada em São Raimundo Nonato, contemplando os 20 municípios que compõem o território da Serra da Capivara.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na inauguração do novo prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
De acordo com a Sesapi, a Carretinha da Saúde é uma unidade móvel que proporciona atendimento oftalmológico, odontológico e fonoaudiológico para crianças de 0 a 6 anos.
O projeto passará por São João do Piauí (17 a 21 de março), Floriano (24 a 28 de março), Teresina (31 de março a 4 de abril) e Campo Maior (7 a 11 de abril).
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs.
Uma das atividades principais é a abordagem dos motoristas que transitam pelas estradas, com foco na prevenção de acidentes e nas possíveis sequelas que eles podem causar.