Viagora

Sesapi recebe testes rápidos para diagnóstico da dengue no Piauí

O ministério da Saúde enviou um total de 10.475 testes com o objetivo de reforçar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com dificuldade de acesso a serviços laboratoriais..

Nessa quarta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) recebeu um total de 10.475 testes rápidos para o diagnóstico da dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reforçar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com dificuldade de acesso a serviços laboratoriais.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024 o Piauí registrou mais de 15 mil casos notificados de dengue e 10 mil confirmados. Os testes serão destinados às regionais de saúde dos municípios prioritários, seguindo critérios definidos pelo Coordenação de Epidemiologia da Sesapi. Esses critérios levam em consideração o número de notificações de casos suspeitos em cada localidade durante as semanas epidemiológicas de 2024.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíTestes rápidos para diagnósticos da dengue no Piauí
Testes rápidos para diagnósticos da dengue no Piauí

Conforme a Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, foi realizado um levantamento nos quais 66 municípios possuem alto risco de infestação no Piauí, baseado nos dados disponibilizados em 2024. Os testes rápidos não fecham diagnóstico, porém, o material recolhido é enviado em seguida para o Lacen e submetido a uma contraprova.

 Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da secretaria, enfatizou que a novidade será um reforço nas estratégias de combate à dengue, complementando o trabalho de controle do vetor e as ações de vacinação. A mesma ressaltou, que é fundamental os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, garantindo o monitoramento adequado da circulação dos sorotipos do vírus no Estado.

“Também encaminharemos testes para os núcleos hospitalares pelo interior do estado, como em Picos, Parnaíba, Floriano e Corrente e os 16 situados em Teresina. Nossa avaliação segue diariamente para saber a necessidade dos municípios”, disse a coordenadora.

Segundo a Sesapi, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza outros dois métodos para identificação da dengue: o teste de biologia molecular e o teste sorológico, ambos realizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). 

Facebook
Veja também