FMS reduz idade da vacina da gripe para 80 anos em Teresina
No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que a vacina para idosos com 80 anos e mais, contra a influenza (gripe) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em um dos três pontos drive thru da capital: Teresina Shopping e terminais do Parque Piauí e Buenos Aires a partir desta quarta-feira (19).
Crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), estão sendo vacinadas nas UBS, durante essa semana nos horários de 8h às 12h e 13h às 17h. Outros grupos para tomar sua dose do imunizante, são trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, no Teresina Shopping ou nos terminais das 9h às 17h.
Segundo a FMS, é necessário apresentar apenas um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.
A enfermeira do setor de vacinação da FMS, Camila Oliveira, reforça que, na oportunidade, a população que também têm direito à vacina bivalente contra a covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “Existe uma mobilização nacional e a meta é vacinar 90% do grupo prioritário este ano, então pedimos que as pessoas desse grupo compareçam aos postos de vacinação. É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, afirma.
A influenza, conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.
Confira a programação:
17/04 a 20/04 (segunda a quinta)
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Público: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 80 anos e mais
17/04 a 20/04 (segunda a quinta)
Teresina Shopping, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Parque Piauí
Horário: 9h às 17h
Público: Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, idosos com 80 anos e mais.
Por Camila Trindade
Fundação Municipal de Saúde - FMS
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir