Lacen-PI passa a realizar exames para detectar Variola dos Macacos
De acordo com a Sesapi, os testes que serão realizados no laboratório piauiense serão do tipo PCR, que é considerado o padrão ouro de diagnósticos da doença
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), vai passar a realizar os exames para o diagnóstico para Mpox. Anteriormente as amostras para testes eram encaminhadas para a cidade de Belém no Pará, e era necessário aguardar 20 dias para saber o resultado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), os testes que serão realizados no laboratório piauiense serão do tipo PCR, que é considerado o padrão ouro de diagnósticos da doença. Também é informado que os exames sendo feitos no Piauí, os resultados ficarão prontos em até cinco dias.

Ainda de acordo com a Sesapi, o Lacen-PI já possuía os equipamentos necessários para a realização dos exames, o Termociclador de PCR em tempo real, mas é necessário kits especifico para identificar a doença. O material, Kit Molecular Monkeypox (MPXV), foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a Sesapi, Ministério da Saúde enviou ao Piauí 400 kits, que rendem 96 amostras cada. Para realizar o teste, é colhido material da pessoa infectada, o líquido contido nas bolhas que aparecem no corpo, e caso já estiverem secas, é realizada uma raspagem.
O Supervisor do Laboratório Bio Molecular do Lacen, Adelino Soares, comenta que com o exame sendo realizado no estado, torna mais ágil o atendimento ao paciente.
“Antes, tínhamos que aguardar mais de 20 dias por um resultado, pois o material era enviado ao Pará. Agora, em menos de cinco dias, podemos ter acesso ao diagnóstico, sendo mais eficaz o atendimento ao paciente”, comentou.
Ainda segundo a Sesapi, no Piauí já foram registrados 39 casos da doença, sendo que 95% dos infectados são do sexo masculino. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí alerta que a transmissão da doença para humanos pode ocorrer através de contato animal silvestre ou com um humano que já possua a doença.
Conforme a Sesapi, a Mpox é uma doença zoonótica viral causado pela Monkeypox, e tem como sintomas lesões na pele tipo papulovesiculares e crostas.
-
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025. -
HUT registra aumento de procedimentos no mês de março
Somente no mês de março, o número de atendimento registrado foi de 4.597 contra 4.055 em fevereiro deste ano. -
Sesapi leva Carretinha da Saúde e serviços no projeto Diálogos pelo Piauí em Picos
O evento será realizado nesta sexta-feira (11) e sábado (12), e contará com diversas atividades, além de uma Feira de Serviços.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir