Vacina da Covid-19 será obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos
De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de descumprimento, haverá previsão legal de aplicação de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Nessa terça-feira (31), o Governo Federal através do Ministério da Saúde (MS), anunciou que passa ser obrigatório no caderno de vacina das crianças dos 6 meses até os 5 anos, a vacinação contra Covid-19, a partir de 2024.
De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de descumprimento, haverá previsão legal de aplicação de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.
“Quando a vacina passa a ser incorporada ao calendário, como há obrigatoriedade, vai ter durante a matrícula escolar a necessidade olhar se a vacina está lá”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
O estado de São Paulo, condicionou a matrícula com a apresentação de carteira de vacinação de menores de 18 anos. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), avaliou e a inclusão, e deu parecer favorável à incorporação da vacina no SUS.
Em Nota Técnica, o MS informou a recomendação é de que a ampliação da vacinação para esse público aconteça de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade da dose.
A pasta afirma que já foram distribuídas cerca de 1 milhão de doses para essa faixa etária, e há constantes tratativas com o laboratório para a aquisição de novos lotes.
“A ideia é que, assim como a vacina contra gripe, haja a atualização do imunizante de acordo com as cepas que estão circulando”, disse Ethel.
Com informações da Revista Oeste.
-
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças -
Projeto Música Solidária leva esperança a pacientes do Hospital Ozéas Sampaio
A visita ocorreu nesse sábado (26), e proporcionou momentos de acolhimento e reflexão para as pessoas que estavam na unidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir