Sesapi promove Semana Estadual de Tuberculose no Piauí
De acordo com a secretaria, a ação será realizada através da Supervisão de Tuberculose da coordenação de doenças transmissíveis.
Nesta quinta-feira (13), a Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), deu início a Semana Estadual de Tuberculose do Piauí, que ocorre nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
De acordo com a Sesapi, a ação será realizada através da Supervisão de Tuberculose da coordenação de doenças transmissíveis da secretaria, e tem como objetivo trazer discursões a respeito da doença.

Ainda de acordo com a Sesapi, foram registrados 1015 novos casos notificados da doença, dos casos notificados, 745 casos são a forma pulmonar da doença que apresenta alta transmissibilidade. A mortalidade no estado passou de uma taxa de 1,6 mortes por 100 mil habitantes em 2019 para uma taxa de 2 mortes a cada 100 mil habitantes em 2021.
A supervisora da tuberculose dentro da Secretaria de Estado da Saúde, Ivone Venâncio, informa que a tuberculose entrou para o hall de doenças negligenciadas. “A tuberculose é um problema grave de saúde pública dentro do Brasil que precisa de atenção. Devido a pandemia de Covid-19, nós sabemos que a tuberculose entrou para o hall de doenças negligenciadas bem como outras doenças crônicas, como a hanseníase, mas precisamos que a tuberculose entre em evidência, uma vez que o tratamento necessário para a cura necessita de um período maior”, disse.
Ivone Venâncio informa também que tosse por mais de três semanas, dor torácica, febre e perca de peso são alguns dos principais sintomas da doença, ela também chama atenção para o risco de adoecimento de crianças. “Pedimos ainda uma atenção para estes sintomas, pois identificamos um risco de adoecimento maior para o grupo de crianças menores de 10 anos, e precisamos da identificação precoce dos casos para que o tratamento seja mais efetivo. Reforçando ainda que o tratamento deve ser realizado de forma completa durante os 06 meses previstos para a cura ser atingida”, informou.
Conforme a Sesapi, o evento tem o apoio da Secretaria de Justiça, Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten).
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir