Projeto propõe campanha de conscientização sobre depressão na adolescência no Piauí
O autor da proposta Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), afirma que 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem com algum tipo de transtorno psicológico.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu projeto de lei que busca instituir campanha de conscientização sobre depressão na infância e na adolescência.
O autor da proposta Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), afirma que 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem com algum tipo de transtorno psicológico.
De acordo com o projeto de Lei, a campanha seria realizada através de atividades como divulgação dos sintomas mais comuns, incentivo à busca de ajuda profissional, disponibilização de informações sobre tratamentos psicológicos e médicos, estímulo para o fortalecimento da parceria entre famílias e escolas e promoção de palestras e atividades educativas.
“A etiologia da depressão em crianças e adolescentes é desconhecida, mas é semelhante à etiologia em adultos. Acredita-se que seja o resultado das interações entre fatores de risco determinados geneticamente e um estresse ambiental, particularmente o estresse no início da vida, como: maus-tratos, lesões, desastre natural, violência doméstica, morte de um familiar e privações”, explica.
Além disso, o projeto de lei foi lido em sessão plenária e, agora, será enviada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avaliará a legalidade e constitucionalidade da matéria. Caso aprovada na comissão técnica, segue para votação em Plenário.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Projeto de Lei
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
-
Deputado propõe criação de Frente Parlamentar em defesa de pessoas com autismo
A proposta visa ampliar o diálogo com instituições e garantir mais inclusão e direitos para esse público no Piauí. -
Progressistas propõem isenção do IR com ajuste fiscal e proteção a pequenos negócios
A sugestão do partido mantém isenção até R$ 5 mil, mas propõe compensações fiscais diferentes para preservar empregos e equilíbrio das contas. -
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir