Viagora

Operação Eleições 2022 começa nesta segunda-feira no país

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Distrito Federal.

Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), realiza a Operação Eleições 2022 que visa garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança, a ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

No domingo (2), data do 1° turno das eleições 2022, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Distrito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.

Indicadores

Conforme o Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.

De acordo com o Ministério, o levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também