Mais de 440 candidatos declararam ter alguma deficiência, diz TSE
De acordo com o levantamento do TSE, dentre 27 mil candidatos registrados na Justiça Eleitoral, o número de candidaturas que representa pessoas com deficiência é de 448.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira (21), um levantamento que aponta a existência de mais de 400 candidatos que declararam ter algum tipo de deficiência e irão disputar as eleições deste ano. A data de hoje marca o dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o levantamento do TSE, dentre 27 mil candidatos registrados na Justiça Eleitoral, o número de candidaturas que representa pessoas com deficiência é de 448. Outros 28 postulantes com deficiência realizaram o registro, porém tiveram o pedido indeferido.
“Do total de 476 candidatas e candidatos registrados (abrangendo os com registro deferido e indeferido), 264 informaram ter deficiência física (53,66%); 115, visual (23,37%); 59, auditiva (11,99%); 13, autismo (2,64%); e 41 de outro tipo (8,33%). Entre os registros, 306 são do gênero masculino, 169 do feminino, e um não informado”, aponta o levantamento da Justiça Eleitoral.
Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o levantamento aponta que 306 são candidaturas do gênero masculino e outros 169 do feminino.
Cargos disputados:
A senadora Mara Gabrielli (PSDB-SP) é uma das candidatas com deficiência, ela disputa o cargo de vice-presidente da República na chapa da candidata Simone Tebet (MDB). Dentre outros cargos que também receberam solicitação de registro de candidatos com deficiência, estão: quatro para governador, dois para o senado Federal, 167 a deputado federal, além de 284 a deputado estadual e 15 para deputado distrital.
Com informações da Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
MP investiga contrato do ex-prefeito de São Pedro do Piauí com construtora
A portaria foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Vereadora Lucy Soares propõe projeto “Cuidar de quem Cuida” em Teresina
A iniciativa visa oferecer suporte físico, psicológico e emocional aos cuidadores, que muitas vezes enfrentam sobrecargas intensas sem qualquer amparo. -
MP aciona prefeito de Cajazeiras do Piauí na Justiça e quer suspensão de concurso
A denúncia tramita na 2ª Vara da Comarca de Oeiras e foi protocolada no dia 11 de abril desse ano. -
Advogado denuncia prefeito de Conceição do Canindé ao TCE por nepotismo
O prefeito Diogo Janes informou que já foi notificado, rescindiu o contrato com a empresa e está fazendo a devolução do dinheiro aos cofres públicos. -
Prefeito de Cristino Castro é denunciado ao TCE por seletivo sem previsão orçamentária
O prefeito informou, através da assessoria, que já apresentou sua defesa ao Tribunal de Contas do Estado e que existe previsão legal para a sustentabilidade financeira do município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir