Regina Sousa e governadores do Nordeste entram com ação no STF
De acordo com a governadora, sem o arrecadamento do ICMS, o planejamento estipulado não poderá ser cumprido e haverá muitas perdas.
Nesta quinta-feira (23), a governadora do Piauí Regina Sousa se manifestou contra lei que mudou regras do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).
De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado, Regina Sousa falou sobre o pedido realizado pelos gestores dos estados do Nordeste ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja considerado inconstitucional a decisão do Ministro do STF, André Mendonça, a qual determina que a alíquota dos combustíveis será a mesma em todo país.

A governadora do Piauí afirma que essa mudança não diminui o valor e que a decisão prejudica os estados. “O ministro quer congelar na média dos últimos seis anos, isso mata os estados e essa resolução é desnecessária e que não tem cabimento e esperamos que o STF reveja. Não são os governadores responsáveis pela alta dos combustíveis, se fosse, não teria havido aumento essa semana, enquanto a política de preço for atrelado ao dólar e valores internacionais, não haverá baixa”, disse Regina Sousa.
Regina Sousa também comenta que com a decisão o orçamento dos estados será afetado. “Já tínhamos orçamento planejado, o Fundeb, por exemplo, perde muito. Então, é preciso olhar de uma forma racional para que o serviço público não seja prejudicado”, alertou.
Ainda de acordo com informações do governo do Piauí, assinaram o pedido os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.
-
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa. -
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral. -
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir