TSE diz que urnas têm 100% de aprovação em teste de integridade
De acordo com o TSE, os testes realizados nas urnas são filmados e funcionam como uma espécie de votação fictícia.
Nesta quinta-feira (06), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, comunicou que toda as 641 urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade no último domingo (02), em que ocorreu o primeiro turno, não apresentaram divergência de resultados.
De acordo com o TSE, os testes realizados nas urnas são filmados e funcionam como uma espécie de votação fictícia, neste sentido os servidores do órgão depositam, ao mesmo tempo, votos iguais e já conhecidos na urna eletrônica e em outra de lona. Logo após, uma checagem é realizada para averiguar se o boletim emitido pelo equipamento corresponde aos votos em papel.
Ainda segundo o órgão, o TSE foi responsável por conduzir o teste de integridade em 641 urnas eletrônicas neste ano. O procedimento é promovido no dia da votação nos equipamentos sorteados ou escolhidos pelas entidades fiscalizadoras das eleições ou pelos partidos.
“Como só poderia acontecer, [em] todas as urnas conferiram os votos dados com os votos dados em papel. Lembrando que o teste de integridade é filmado integralmente para comparar os votos em papel, que são preenchidos anteriormente, e digitados no momento do teste de integridade pelos servidores da Justiça Eleitoral”, disse Moraes durante sessão plenária no TSE.
O ministro Alexandre de Moraes garantiu que ao longo desta quinta-feira (06) o relatório com os resultados dos testes será divulgado. Nos testes em que foram utilizadas biometrias de eleitores reais, por sugestão das Forças Armadas, uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, Moraes afirmou que as urnas também não apresentaram mau funcionamento.
"Participaram 493 voluntários. Da mesma forma, não houve nenhuma divergência, 100% de aprovação do teste de integridade com biometria”, afirmou Moraes.
Ainda segundo o TSE, os mesários abordaram os eleitores para o projeto-piloto, na oportunidade fiscalizadores questionaram se a identificação biométrica poderia ser concedida, para destravar as urnas momentos antes que os votos fictícios fossem depositados pelos servidores.
Por fim, o TSE esclarece que os eleitores não apresentaram resistência em auxiliar na realização dos testes e receberam a garantia de que o procedimento em nada influenciaria o sigilo do voto verdadeiro depositado na urna eletrônica.
Eleições 2022
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir