Alepi aprova mudança no código de ética dos policiais militares
O projeto que recebeu emenda do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) foi debatido em audiência pública e aprovado em redação final pelos parlamentares.
Nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou a Mensagem n° 33 do Governo do Estado que modifica o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Piauí (CEMED).
O projeto que recebeu emenda do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) foi debatido em audiência pública e aprovado em redação final pelos parlamentares. Ainda no mês de julho a mensagem foi enviada pelo governador Wellington Dias, no entanto representantes das associações militares criticavam a proposta e divergiam sobre a diferença de crime militar e transgressão disciplinar.
O Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) também foi aprovado em primeira votação, à matéria prevê a instituição de uma Política Estadual de Segurança a Saúde Mental e Psicológica no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública do estado.
Segundo o parlamentar, o PL visa promover melhorias no desenvolvimento da saúde mental e psicológica dos policiais que atuam no estado, devido o trabalho violento realizado pelos oficiais que pode implicar diretamente no seu equilíbrio emocional.
A mensagem n° 87 do Poder Executivo, referente a jornada de trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem em âmbito da administração pública estadual, também foi aprovada por unanimidade.
Conforme a matéria, a jornada desses profissionais não deverá exceder 30 horas semanais, os profissionais prestam serviços terceirizados como auxiliares, técnicos e enfermeiros também devem ser contemplados pelo projeto.
A proposta de autoria do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) foi apresentada em fevereiro deste ano como indicativo de Projeto de Lei.
Durante a sessão plenária o deputado Marden também teve seu Indicativo de Projeto de Lei aprovado, a proposta dispõe sobre a vedação ao assédio moral no âmbito da administração pública estadual, direta, indiretas e fundações públicas.
O plenário também votou e aprovou o Indicativo de Projeto de Lei, da deputada Teresa Britto (PV) que acrescenta e suprime dispositivos da Lei n° 6.201, datada em 27 de março de 2012. A matéria trata sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos dos profissionais de saúde pública da administração direta, autárquica e fundacional do estado do Piauí.
A parlamentar propõe a correção do projeto devido o vício de conteúdo que consta no artigo 6°, pois incluí a categoria de Técnicos de Saneamento no rol dos auxiliares.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Wellington Dias
Governo do Piauí
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir