Lava Jato faz buscas no gabinete do senador Ciro Nogueira
Operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República e autorizada pelo ministro Edson Fachin, do STF.
A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado de busca no gabinete e apartamento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) nesta terça-feira (24), pela Operação Lava Jato. As buscas também acontecem no gabinete e na casa do deputado progressista Eduardo da Fonte. A investigação é sobre tentativa de obstrução de Justiça.
Um mandado de prisão também foi cumprido pela PF contra o ex-deputado Márcio Junqueira, do estado de Roraima. Ele foi preso em Brasília.
De acordo com informações do G1, o mandado foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A operação de hoje (24) foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República (PGR).
A segurança do Senado decidiu interditar o corredor que dá acesso ao gabinete de Ciro, que não foi encontrado devido uma viagem para Portugal com a família nessa segunda (23).
- Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
Ciro Nogueira
Investigação
Segundo informações do Estadão, os parlamentares são investigados por suposta prática de associação criminosa com outros integrantes do PP em Brasília: Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira, Benedito de Lira, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Nelson Meurer.
Uma denúncia do MPF em setembro de 2017 apontou que eles seriam integrantes do núcleo político de uma organização criminosa focada no cometimento de delitos contra a Câmara dos Deputados, entre outros, visando arrecadação de propina.
Defesa
O Viagora não conseguiu contatar o senador Ciro Nogueira para comentar a operação. Por meio de nota ao G1, a defesa de Ciro Nogueira disse que está acompanhando as buscas da PF, e afirmou que desconhece as razões da determinação judicial. Segundo a assessoria, ele está em missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, participando de um evento da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 24 a 26 de abril.
Ciro Nogueira
-
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por dívida de R$ 313 mil com Equatorial
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria publicada no Diário Eletrônico do MPPI. -
Prefeito de Jatobá do Piauí é denunciado ao TCE por deixar de repassar INSS
A denúncia foi protocolada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jatobá do Piauí no dia 25 de março deste ano. -
MP investiga denúncia de 70 servidores "fantasmas" no Cine Teatro da Alepi
O presidente da Assembleia, Severo Eulálio, explicou que as informações já foram prestadas ao Ministério Público e se referem a períodos anteriores à atual gestão da Alepi. -
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir