Juiz extingue processo de Ciro Nogueira contra Rômulo Rocha
O parlamentar alegou ter sido alvo de propaganda eleitoral negativa por meio do WhatsApp. O jornalista compartilhou um print de uma conversa considera ofensiva por Ciro Nogueira.
O juiz auxiliar Geraldo Magela extinguiu um processo movido pelo senador Ciro Nogueira, então candidato à reeleição, contra o jornalista Rômulo Rocha, de um portal de notícias de Teresina. O parlamentar alegou ter sido alvo de propaganda eleitoral negativa, caluniosa e difamatória por meio do WhatsApp. A decisão foi expedida na última quarta-feira (31/10).
- Foto: Rômulo Rocha-Facebook/Viagora
Jornalista Rômulo Rocha e senador Ciro Nogueira.
Ciro Nogueira aduziu que Rômulo Rocha compartilhou no grupo de WhatsApp "Xico Prime", print de uma suposta conversa no mesmo aplicativo, em que uma jornalista cobrava um depósito bancário a um senador, bem como este ainda lhe prometia uma viagem para Paris, a fim de comemorarem sua vitória nas eleições. A reprodução da conversa teria sido compartilhada em um grupo com 156 participantes, dentre jornalistas, empresários, políticos e autoridades do Piauí.
Ciro sustentou que o conteúdo veiculado é uma montagem, com o intuito de denegrir sua imagem como político, na medida em que divulga fatos inverídicos, induzindo o eleitor a erro e prejudicando, assim, sua campanha. O senador pediu a remoção do conteúdo da internet e a identificação do responsável pela confecção do print compartilhado pelo jornalista.
Rômulo Rocha disse que seu ato resumiu-se na postagem da imagem em um grupo privado, questionando a veracidade da informação, de forma que não teria existido má-fé em sua conduta. Alegou, ainda, que as mensagens veiculadas em grupo privado de mensagens não se sujeitam às regras eleitorais e que a publicação não consiste em propaganda eleitoral negativa.
O juiz Geraldo Magela afirmou que não há mais propaganda eleitoral irregular a ser sustada porque as eleições já ocorreram. Ele também concluiu que o print é montagem, “por apresentar elementos distintos de uma real conversa via WhatsApp”. Sendo assim, o magistrado decidiu pela extinção do feito sem resolução do mérito.
Ciro Nogueira
-
MP investiga denúncia de 70 servidores "fantasmas" no Cine Teatro da Alepi
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, explicou que as informações já foram prestadas ao Ministério Público e se referem a períodos anteriores à atual gestão da Alepi. -
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir