Projeto visa impedir corte de água e luz de usuários de baixa renda
O Poder Executivo vai determinar cota mínima de fornecimento desses serviços.
Foi aprovada proposta que impede o corte no abastecimento de água e de energia elétrica de usuários com renda mensal familiar de até três salários mínimos em locais de serviços públicos essenciais à população. A aprovação foi feita pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (14).
Pelo texto aprovado, a interrupção dos serviços só poderá ocorrer mediante ordem judicial, e nunca em véspera de feriado ou de fim de semana. Isso vale mesmo em caso de falta de pagamento da fatura. Será determinada pelo Poder Executivo cota mínima de fornecimento desses serviços para usuários de baixa renda.
O Poder Executivo também vai regulamentar o perfil dos usuários beneficiados e a forma como as concessionárias serão compensadas pela União.
A legislação atual (Lei 11.445/07) autoriza a interrupção por inadimplência, após notificação da concessionária.
O relator do texto é o deputado Aureo (SD-RJ). A proposta é em substituição ao Projeto de Lei 416/08, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ).
- Foto: Antônio Augusto/Câmara dos DeputadosRelator do substitutivo, deputado Aureo (SD-RJ).
Aureo diz que “cria-se a segurança jurídica necessária para que o Poder Judiciário tenha que decidir apenas sobre casos excepcionais”.
O projeto vai ser analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A análise vai ser feita de forma conclusiva, ou seja, será votado apenas pelas Comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário.
Câmara dos Deputados
-
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano. -
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir