Viagora

TSE quer que horário de verão comece após o 2º turno da eleição

O objetivo do TSE é corrigir problemas ocorridas na apuração das eleições gerais.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, entregou ao Presidente da República, Michel Temer, um ofício solicitando que o horário de verão de 2018 seja iniciado após a realização do segundo turno das eleições gerais do próximo ano. A entrega foi feita em um encontro entre os gestores no Palácio do Planalto, ocorrido nessa quinta-feira (16).

O objetivo do TSE é evitar problemas na apuração e na divulgação do resultado das eleições, ocorridos devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança ocorridas Centro-Sul do país. O TSE também encaminhou um ofício semelhante ao Ministério das Minas e Energia.

  • Foto: Banco de Imagens/STFMinistro do STF, Gilmar MendesPresidente do TCE, Gilmar Mendes

Segundo o Código Eleitoral, o primeiro turno deve ocorrer entre 8h e 17h do primeiro domingo de outubro. Já o segundo turno deve ocorrer no último domingo de outubro, no mesmo horário.

O problema é que, nas eleições gerais, a votação não começa e nem termina de forma homogênea. E o horário de verão agrava ainda mais essa demora. Com isso, os o eleitor pode ficar confuso em relação aos horários e o número de abstenções de votos aumenta. Nas eleições estaduais, o problema não ocorre, pois são realizadas de forma padronizada, em âmbito local.

Mais conteúdo sobre:

Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Facebook
Veja também