Assis Carvalho assina projeto contra portaria do Ministério da Saúde
A assinatura do Projeto de Decreto Legislativo 786/17 aconteceu na tarde desta terça-feira (3).
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) assinou, na tarde desta terça-feira (3), o Projeto de Decreto Legislativo 786/17 de autoria do deputado Mandetta (DEM/MS) que reprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), organizada pela Portaria 2.436/2017, do Ministério da Saúde.
- Foto: Câmara dos Deputados
Deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI)
O deputado Assis afirmou que “a portaria desmonta a Estratégia Saúde da Família, consolidada em 2006 como prioritária para a reorganização da Atenção Básica no Brasil para garantir o acesso aos serviços de saúde às pessoas nas comunidades onde vivem”.
Para os deputados que assinam a proposta, “a nova PNAB não propõe uma nova estratégia, apenas desemparelha a anterior”, afetando a organização e o financiamento do atendimento comunitário.
A Portaria do Ministério da Saúde reduz o número de equipes, restringe a atuação em áreas reconhecidas como vulneráveis e com risco epidemiológico, permite que os recursos destinados ao Programa de Saúde da Família sejam divididos com outras modalidades de atendimento. A portaria também não estabelece o quantitativo mínimo de profissionais para composição da equipe de Saúde da Família e torna opcional a presença de Agente Comunitário de Saúde.
O Projeto é um pleito dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias e estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Assis Carvalho
-
MP aciona prefeito de Cajazeiras do Piauí na Justiça e quer suspensão de concurso
A denúncia tramita na 2ª Vara da Comarca de Oeiras e foi protocolada no dia 11 de abril desse ano. -
Advogado denuncia prefeito de Conceição do Canindé ao TCE por nepotismo
O prefeito Diogo Janes informou que já foi notificado, rescindiu o contrato com a empresa e está fazendo a devolução do dinheiro aos cofres públicos. -
Prefeito de Cristino Castro é denunciado ao TCE por seletivo sem previsão orçamentária
O prefeito informou, através da assessoria, que já apresentou sua defesa ao Tribunal de Contas do Estado e que existe previsão legal para a sustentabilidade financeira do município. -
Câmara de Teresina exonera comissionados do gabinete da vereadora Tatiana Medeiros
A vereadora foi presa preventivamente no âmbito da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal e a medida da Casa Legislativa visa cumprir a determinação da Justiça Eleitoral. -
Presidente da Alepi fecha contrato com empresa sem licitação por R$ 863 mil
A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Piauí informou que a contratação foi fundamentada na nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 e possui preço compatível com o de mercado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir