Viagora

Vamos intensificar a Operação Rolezinho no Piauí, diz Matheus Zanatta

O principal objetivo da operação, conduzida pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), é combater práticas perigosas de condução.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou nessa quinta-feira (07), o resultado da Operação Rolezinho, que teve início em setembro de 2024. Na ação, os policiais realizaram 34 prisões, entre temporárias, preventivas e flagrantes.

O principal objetivo da operação, conduzida pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), é combater práticas perigosas de condução realizadas em eventos clandestinos popularmente conhecidos como “rolezinhos” e “encontros de Grau”. 

O superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, enfatizou a importância dessa política pública que visa combater um problema que não impacta apenas na segurança, mas também na saúde pública. 

"Até o presente momento, 450 procedimentos judiciais foram realizados, quase 15 cidades receberam essa operação e nós vamos dar continuidade e intensificar as operações. A prática do rolezinho não é só um problema de segurança, mas de saúde pública, pois, às vezes, os hospitais ficam superlotados em virtude da imprudência de quem pratica o grau, tirando o lugar de quem realmente necessita”, explicou.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilDelegado Matheus Zanatta
Delegado Matheus Zanatta

Conforme o balanço, as equipes cumpriram 72 mandados de busca e apreensão, que renderam 26 prisões temporárias, 01 prisão preventiva e 07 prisões em flagrante.

Além disso, 54 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, outros 76 foram restringidos de utilizar as redes sociais, onde os eventos são amplamente propagados.

A operação também resultou na fiscalização de 12 pessoas que utilizam tornozeleira eletrônica e na apreensão de 86 veículos, 04 armas e 75 munições. A polícia ainda cumpriu 37 ordens de recolhimento domiciliar.

Operação combate imprudência de motoristas que praticam Grau

A SSP-PI informou que a Operação Rolezinho já realizou três ações, sendo uma em setembro de 2024 e as outras duas no mês de fevereiro deste ano.

Na sua primeira fase, os municípios alvos foram Teresina, Altos, Esperantina, Miguel Alves e Pau D’arco do Piauí. A ação cumpriu 30 mandados de busca e apreensão, bem como efetuou 28 prisões.

Também foram aplicadas 27 medidas de restrição aos perfis em redes sociais dos alvos, 23 suspensões de CNH, 26 medidas de recolhimento domiciliar, 1 medida de monitoração eletrônica, bem como foram apreendidos 32 veículos, três armas de fogo e 63 munições.

Foto: Divulgação/ SSP-PIOperação Rolezinho prende sete pessoas em Teresina
Operação Rolezinho prende sete pessoas em Teresina

Teresina, Campo Maior e Piripiri foram as cidades fiscalizadas na segunda fase da operação em fevereiro de 2025.  Foram cumpridos um total de 11 mandados de busca e apreensão, 06 prisões em flagrante, 15 medidas de restrição aos perfis em redes sociais dos alvos, 11 suspensões de CNH, 11 medidas de monitoração eletrônica, 11 ordens de recolhimento domiciliar. Nesse contexto, foi também realizada a  apreensão de 24 veículos, 02 armas e 12 munições.

Além disso, no último dia 27 de fevereiro deste ano, a polícia esteve em Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Itaueira e Parnaíba para cumprir 31 mandados de busca e apreensão, 34 restrições ao uso de redes sociais e 20 suspensões de CNH. Durante as ações, também foram apreendidos 30 veículos e 01 arma artesanal.

Facebook
Veja também