Gaeco deflagra Operação Queda do Império e cumpre mandados no Piauí
De acordo com o MPPI, foi possível concluir, até o momento, que o esquema criminoso é formado por agentes públicos e empresários.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a Operação Queda do Império, na manhã desta quarta-feira (16). A Operação contou com o auxílio da Polícia Civil e da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
- Foto: Divulgação/PRF
Combate ao Crime Organizado no Piauí.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) através do Procedimento de Investigação Criminal instaurado no âmbito do GAECO, realizou uma investigação em face de uma organização criminosa constituída para praticar delitos de lavagem de dinheiro, fraude a licitações e desvio de recursos públicos em várias cidades do estado.
Após o avanço da investigação e decisão judicial proveniente do Tribunal de Justiça, estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Capitão Gervásio Oliveira e Flores do Piauí.
De acordo com o MPPI, foi possível concluir, até o momento, que o esquema criminoso é formado por agentes públicos e empresários, os quais se utilizam de uma construtora de fachada, sem qualquer capacidade operacional, para forjar prestação de serviços públicos contratados após várias licitações fraudulentas. Os valores ainda estão sendo auditados, mas o montante de recursos públicos que teriam sido desviados já passa de R$ 1,2 milhão.
Conforme o órgão ministerial, foram realizadas transferências de recursos públicos municipais para a empresa sem que houvesse a efetiva prestação do serviço contratado. Depois disso, os recursos públicos foram pulverizados em diversas contas bancárias para dificultar a identificação e a recuperação dos valores.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
Polícia Civil do Piauí
Polícia Militar do Piauí
-
Mulher que se defendeu de assaltante com pimenta deixa o Piauí após ameaças
Através de vídeos publicados nas redes sociais nessa quinta-feira (10), Samara Vaz alegou que o suspeito é filho de um policial e explicou que não recebeu o apoio necessário das autoridades. -
Operação DRACO 204 cumpre mandados contra organização criminosa em Teresina
A ação policial ocorreu na manhã desta sexta-feira (11) em diferentes bairros da capital. -
Acusado de matar homem a facadas é condenado a 16 anos de prisão em Teresina
Conforme a denúncia do Ministério Público, o acusado matou a vítima, pois estava inconformado com a cobrança da dívida de um boné. -
Criminoso é morto a tiros em praça na zona Leste de Teresina
A principal suspeita é de que o jovem estava realizando um assalto e um policial reagiu, atingindo o suspeito. -
Denarc prende suspeitos de integrar facção em operação no Alto da Ressurreição
A ação ocorreu em um prédio abandonado conhecido como “Laje” e tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir