Viagora

Operação Topique da Polícia Federal cumpre mandados na Seduc

A operação investiga fraudes em licitações do transporte escolar. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (30).

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou mais uma fase da operação Topique e Satélite  e cumpriu mandados de busca e apreensão no setor de informática da Secretaria Estadual da Educação, em Teresina.

A operação investiga fraudes em licitações do transporte escolar. Desde o ano passado, a PF investiga crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação cometidos por gestores públicos da Seduc e por empresários contratados para prestação de serviços.

Operação Satélite

No mês de setambro a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Satélite e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Governo do Piauí, nas cidades de Teresina e Luís Correia.

Na ocasião, as investigações da PF constataram que empresários e agentes públicos atuaram em conjunto para fraudar processos licitatórios e firmar contratos de transporte escolar com sobrepreço, com superfaturamento mínimo de 40% acima dos valores de mercado, causando prejuízos a recursos oriundos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

Confira a nota da PF na íntegra:

A Polícia Federal, manhã de hoje (30/10/2019), cumpriu mandado busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em investigação relacionada à operação Topique. A medida cautelar está sendo cumprida na Gerência de Tecnologia da Informação, setor de informática da SEDUC, no Centro Administrativo do Governo do Estado do Piauí, e tem a finalidade de recolher dados e arquivos de servidores públicos investigados pela prática de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Aguarde mais informações

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também