Viagora

Agentes da Polícia Rodoviária Federal usam celular para comprovar embriaguez de motoristas no Piauí

Casos aconteceram nas cidades de Teresina e Picos durante o feriado

As novas regras que endurecem a Lei Seca já surtem efeitos no Piauí. Durante a Operação Fim de Ano, três motoristas foram presos após filmagens e depoimentos comprovando que dirigiam sob efeito de bebida alcoólica. Em todos os casos, os condutores se negaram a realizar o teste do bafômetro.

Mudanças no código de trânsito brasileiro possibilitam que vídeos, fotos e testemunhos, por exemplo, sirvam como prova de embriaguez ao volante. Antes, o motorista que se recusasse a fazer o teste de alcoolemia perdia a carteira de habilitação, mas não respondia a processo criminal. Os valores das multas também foram aumentados.

Nas três ocorrências registradas no Piauí, os próprios agentes da Polícia Rodoviária Federal produziram as provas. Usando celulares pessoais, eles filmaram os motoristas. "As imagens mostram essas pessoas caminhando de forma desequilibrada e com dificuldade de articular palavras", explica o inspetor Raimundo Rameiro, do Núcleo de Comunicação da PRF no Piauí.

Após esses procedimentos, os acusados foram detidos e conduzidos para a Central de Flagrantes de Teresina e Picos, onde as ocorrências foram registradas.

Os vídeos e o Termo de Constatação de Embriaguez - lavrado por um policial e assinado por duas testemunhas - serão usados como prova no processo criminal que será instaurado contra os condutores.


Facebook
Veja também