Secretaria de Segurança lança sistema para reforçar buscas por desaparecidos no Piauí
A ferramenta envia alertas em tempo real via aplicativo e fortalece rede de proteção à infância
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), lançou nessa terça-feira (6) o Sistema Clara, uma nova ferramenta digital voltada a mobilização social e a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Integrado ao aplicativo Gov.pi Cidadão, que já alcança mais de 1,2 milhão de piauienses, o sistema permitirá o envio de alertas instantâneos sobre casos registrados pela polícia.
De acordo com o governo, o lançamento aconteceu em solenidade com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, do presidente da Etipi, Ellen Gera, e de representantes de órgãos públicos e entidades que atuam na garantia dos direitos da infância. O Clara é uma tecnologia pioneira no estado que busca envolver diretamente a sociedade nas ações de localização de menores, permitindo que cada cidadão possa colaborar com informações que auxiliem as investigações.

‘’O novo sistema é mais do que uma ferramenta digital. É um instrumento de cidadania, um dispositivo de proteção coletiva. vamos fortalecer a resposta rápida e salvar vidas com o apoio das instituições e da sociedade’’, destacou Ellen Gera. Já o secretario Chico Lucas chamou atenção para a gravidade da situação. ‘’Mais de 65% somem de dentro de casa. É hora de convocar os responsáveis a cumprirem seu papel. A maioria dos casos envolve violência sexual e, infelizmente, crimes patrimoniais ainda tem mais apelo social do que esses dramas. Precisamos mudar essa realidade’’, afirma.
Durante o evento, a Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI apresentou dados alarmantes: os casos de desaparecimento de crianças e adolescentes no Piauí cresceram 48,53% entre 2022 e 2024, saltando de 68 para 101 ocorrências.
O perfil dos desaparecidos mostra marcadores de vulnerabilidade:
69% são do sexo feminino e 84% são meninas negras;
44,71% dos casos ocorrem entre sexta e domingo, especialmente entre 17h e 21h;
65,87% desapareceram a partir da própria residência;
85,10% dos registros foram feitos na polícia em até três dias.
Conforme o governo, o sistema Clara funciona da seguinte forma, após um caso de desaparecimento ser registrado por uma autoridade policial, o delegado vai inserir os dados no sistema e um alerta será disparado imediatamente para todos os usuários com o aplicativo Gov.pi Cidadão instalado. A população vai receber em tempo real a notificação e pode colaborar com informações que ajudem nas buscas. O Sistema Clara fortalece o combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes, aliando tecnologia, política pública e participação popular em uma estratégia de resposta rápida, inclusiva e humanizada.
Por: Islanne Rocha
SSP-PI
Governo do Piauí
-
MP promoverá audiência para discutir regularização de assentamento em Teresina
O encontro será no dia 20 de maio, com participação aberta a comunidade. -
Seduc convoca 90 classificados em seletivo para professor substituto no Piauí
A intenção é ampliar a oferta de ensino técnico e reforçar a educação profissional em escolas de tempo integral -
Bombeiros salvam motorista de aplicativo após carro capotar em Teresina
A equipe agiu com rapidez para resgatar a vitima presa as ferragens; prótese ortopédica facilitou a retirada -
Strans cadastra veículos particulares durante greve dos ônibus em Teresina
O Cadastro segue até este sábado (10) e visa atender a população durante paralização dos motoristas e cobradores -
Festa reúne multidão e celebra com emoção as mães de Esperantina
O evento promovido pela Prefeitura contou com shows, sorteios e homenagens que emocionaram o publico no Centro Educacional Esportivo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir