Sancionada lei que institui Programa de Saúde Vocal para professores no Piauí
O plano visa prevenir e tratar problemas vocais recorrentes do uso excessivo da voz em sala de aula.
O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que cria o Programa Estadual de Saúde Vocal para professores da rede pública de ensino. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (14), visa prevenir e tratar problemas vocais recorrentes do uso excessivo da voz em sala de aula.
Conforme o Governo do Estado, o regramento estabelece uma série de cuidados voltados aos profissionais do ensino, que utilizam excessivamente a voz em sala de aula. Entre as diretrizes, estão a exigência de exames médicos na admissão dos professores para identificar possíveis alterações vocais ou patologias laríngeas, além da criação de um programa de capacitação semestral, ministrado por fonoaudiólogos especializados.
A lei prevê ainda a implementação de um programa de proteção, que busca adequar o processo de trabalho, promovendo o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o ensino e minimizar o esforço vocal dos docentes. Além disso, o programa contempla um plano de recuperação, garantindo atendimento fonoaudiológico aos profissionais que apresentem desordens vocais, podendo ser avaliada a necessidade de afastamento temporário ou definitivo da sala de aula.
O programa será coordenado pelas secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), que ficarão responsáveis pela execução das diretrizes. O objetivo é garantir o bem-estar dos professores, assegurando condições adequadas de trabalho e o acesso a tratamentos médicos e fonoaudiológicos sempre que necessário.
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir