Lei que garante advogados para pessoas em vulnerabilidade é sancionada no Piauí
A legislação deve atingir os municípios sem defensoria pública, que compreendem 87% do estado.
O governador Rafael Fonteles sancionou uma nova lei da Advocacia Dativa, que garante advogados para pessoas em vulnerabilidade social. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí na segunda-feira (02).
De acordo com Fonteles, a medida visa chegar a municípios onde a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) ainda não chegou. Apenas 13% dos municípios do estado têm a presença de defensores públicos.
"Apesar de todo o esforço para a gente ampliar cada vez mais o número de defensores, isto ainda não é possível. Então, essa lei agora regulamenta tudo isso. Agora vira lei sancionada, garantindo dignidade e assistência jurídica a quem mais precisa e oportunidade para a jovem advocacia exercer o seu trabalho", comentou.
Os profissionais que forem atuar na Advocacia Dativa serão pagos pelo Governo do Estado, sem vínculo empregatício, após o processo e a emissão da certidão de honorários. De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí, Celso Barros, o pagamento será feito por uma ordem de um juiz.
"Aquele cidadão que não tem condições de pagar um advogado privado naquela cidade onde não tem um defensor público, ele pode, levando a sua demanda para a justiça através de um advogado, e ali esse advogado vai ser remunerado por uma ordem de um juiz. Então, usando-se a tabela de honorários da OAB, esse advogado será remunerado", concluiu.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir