Viagora

Piauí terá aplicativo que permite monitorar ações voltadas à 1ª Infância

O aplicativo reunirá dados da população dessa faixa etária, o município de Lagoa Alegre foi escolhido para ser piloto dessa experiência tecnológica

Nessa terça-feira (10), o governador Rafael Fonteles anunciou, que o Piauí contará, em breve, com uma importante ferramenta para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos: O aplicativo Piauí Primeira Infância.

Segundo o governo, o aplicativo reunirá dados da população dessa faixa etária, permitindo o monitoramento das ações executadas pelo poder público no cuidado ao público infantil. Informações sobre demografia, saúde, nutrição adequada, parentalidade, segurança e proteção, além de educação. Com alguns cliques, é possível descobrir, por exemplo, que a população de 0 a 6 anos no território piauiense compreende 305.948 pessoas, o que corresponde a 9,35% do total da população, índice superior ao do Brasil (8,92%). Lagoa do Piauí foi a cidade escolhida para desenvolver a experiência inicial de uso da plataforma tecnológica. 

Foto: Divulgação / Governo do PiauíGovernador Rafael Fonteles em Lançamento de aplicativo Piauí Primeira Infância
Governador Rafael Fonteles em Lançamento de aplicativo Piauí Primeira Infância

“O aplicativo contempla 40 indicadores em seis eixos principais: saúde física e mental, desenvolvimento cognitivo, nutrição, frequência escolar e educação como um todo. Também a parte de interação familiar, para que possamos realmente acompanhar, por meio das secretarias, essas questões. Milhares de profissionais poderão usar este aplicativo, permitindo, inclusive, que mães, pais e responsáveis interajam com a equipe multiprofissional que cuida das nossas crianças”, explicou Rafael Fonteles.

De acordo com o governo, por meio do aplicativo, gestores públicos podem acompanhar as ações executadas pelas secretarias voltadas para a Primeira Infância. “Na saúde, a vacinação, as consultas pré-natais das gestantes e a frequência escolar das crianças serão avaliadas, entre outros indicadores muito importantes para o andamento das nossas ações”, esclareceu a coordenadora do Pacto pela Primeira Infância no Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíAplicativo Piauí Primeira Infância
Aplicativo Piauí Primeira Infância

 “Os municípios participarão com todos os profissionais ligados a esses três setores. Com isso, teremos um Piauí realmente monitorando todo o desenvolvimento da Primeira Infância, inclusive antes do nascimento”, avaliou o secretário da Saúde, Antonio Luiz, destacando que a iniciativa promove também a integração entre diversos atores que executam ações e políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, como as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social.

Conforme o governo, a expectativa de Rafael Fonteles, é que o aplicativo seja expandido para outros municípios do estado a partir de março de 2025, até lá a plataforma passará por adaptações e aperfeiçoamento. O uso da tecnologia representa mais um avanço dentro da proposta de Governo Digital, que busca informatizar os serviços públicos e, paralelamente, focar na jornada de vida do cidadão.

 “Noventa dias é um prazo razoável para implantarmos, desenharmos os processos e colocarmos a plataforma à prova no mundo real. A partir daí, voltaremos para ajustar e preparar a escala, quem sabe, para atender todos os municípios piauienses”, disse o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também