Operação fiscaliza incêndios florestais e desmatamentos no Piauí
As verificações confirmaram atividades ilegais de supressão de vegetação nativa, representando um sério risco ao equilíbrio ecológico e à conservação dos recursos naturais locais.
Durante esta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) conduziu a 18ª edição da Operação Cerrado Vivo, uma ação focada no combate ao desmatamento ilegal, fiscalização de incêndios e perfuração de poços tubulares na região Sul do Piauí.
A operação contou com a participação de três auditores fiscais ambientais da Semarh, em parceria com as Polícias Civil e Militar. As inspeções foram realizadas nos municípios de Canto do Buriti, Monte Alegre, Gilbués, Santa Filomena, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Luz, onde foram identificados alertas de desmatamento sem a devida autorização do órgão ambiental.
As verificações confirmaram atividades ilegais de supressão de vegetação nativa, representando um sério risco ao equilíbrio ecológico e à conservação dos recursos naturais locais.
O Major Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, destacou que esses desmatamentos representam um grave risco para o equilíbrio ecológico e a conservação dos recursos naturais locais. “Ações de fiscalização e responsabilização dos responsáveis devem ser intensificadas, juntamente com medidas de recuperação ambiental”, afirmou.
Em Canto do Buriti, a equipe inspecionou áreas às margens da rodovia PI-141, onde constatou a ocorrência de incêndio florestal, resultando em vítimas. Durante a averiguação, foram identificadas as possíveis causas do incêndio e os danos ambientais causados, afetando áreas de vegetação nativa e ameaçando a biodiversidade local.
Em Santa Luz, a operação atendeu uma denúncia sobre a perfuração irregular de poços tubulares, confirmando a prática ilegal que pode comprometer os recursos hídricos da região.
Além das atividades no Sul do Piauí, o diretor Dênio destacou que uma missão está sendo mobilizada em Teresina para investigar uma denúncia de incêndio no Povoado Chapadinha. A equipe também fará um levantamento sobre uma empresa flagrada despejando aterro em uma lagoa na região Norte de Teresina e averiguará denúncias de poluição apresentadas pela população.
A Operação Cerrado Vivo reforça o compromisso da Semarh em preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais no Piauí.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Governo do Piauí
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir