Viagora

“Foi um problema inesperado", diz Firmino Filho sobre desastre

O prefeito pronunciou-se hoje (05) sobre o desastre que atingiu o bairro Parque Rodoviário, na noite dessa quinta-feira (04).

O prefeito Firmino Filho pronunciou-se hoje (05) sobre o desastre que atingiu o bairro Parque Rodoviário, na noite dessa quinta-feira (04). Ele disse que o rompimento do muro que represava a lagoa e que destruiu casas com a força da água não era presumível.

“Foi um problema inesperado para a própria prefeitura. Não existia registro de riscos nessa área ao longos desses vários anos”, afirmou o prefeito.

  • Foto: Divulgação/ PMTPrefeito Firmino Filho visitou o local da tragédia.Prefeito Firmino Filho visitou o local inundado.

Firmino conta que vai estabelecer um comissão para dizer quais são as causas efetivas desse desastre e, a partir de então, determinar as responsabilidades. “Fundamental que a gente não possa querer entender um problema complexo de forma irresponsável, de forma rápida. É necessário um estudo técnico responsável com a Universidade Federal, o Conselho Regional de Engenharia, a CPRM, com os técnicos da prefeitura pra que possamos entender o que aconteceu e, na sequência, apurar as responsabilidades”, relatou.

O gestor relatou, ainda, que a equipe da prefeitura está realizando um cadastro das famílias atingidas pelas águas e que vai atuar em conjunto com o governo do Piauí. Ele também disse que a população pode ajudar com doações.

O deputado Franzé Silva (PT) já apresentou requerimento pedindo ao prefeito a remoção das famílias que se encontram em áreas de risco de inundações como as que moram nas proximidades dos rios Parnaíba e Poti e das lagoas da zona Norte da capital. Ele requereu que as famílias afetadas pelas enchentes recebam ajuda financeira e sejam indenizadas pelos prejuízos sofridos.

Ainda ontem (04), a Prefeitura de Teresina divulgou que mais de R$ 100 milhões serão investidos nos próximos anos para realizar serviços de drenagem em oito sub-bacias que necessitam de intervenções mais urgentes, conforme apontado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram divulgados alguns projetos em andamento e obras previstas de construção de galerias, o que deve acontecer dentro de vários meses.

Mais conteúdo sobre:

Prefeitura de Teresina

Firmino Filho

Facebook
Veja também