Ex-presidente do Idepi é multado em mais de um milhão de reais
Relatórios técnicos do TCE-PI apontaram superfaturamento de obras, ausência de notas fiscais, pagamentos por serviços não realizados e outras irregularidades.
O ex-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Elizeu Aguiar, foi multado em mais de um milhão de reais pelo Tribunal de Contas do Piauí. O TCE-PI rejeitou, por maioria de votos, embargo de declaração contra a reprovação das contas do órgão referentes ao exercício financeiro de 2013. O julgamento do embargo foi concluído na sessão plenária da última quinta-feira (17), com o voto do conselheiro-substituto Jackson Veras.
Com a decisão, o Tribunal manteve a reprovação das contas e considerou irregularidades na execução de obras e serviços e pagamentos efetuados pelo Idepi. A primeira reprovação das contas do Idepi ocorreu em sessão da Segunda Câmara do TCE-PI do dia 25 de outubro de 2017. A relatora foi a conselheira Waltânia Alvarenga.
Relatórios da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE) e da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG) apontaram superfaturamento de obras, ausência de notas fiscais, pagamentos por serviços não realizados e outras irregularidades.
No embargo de declaração, Elizeu Aguiar alegou suposta contradição e omissão no Acórdão que reprovou as contas e aplicou as penalidades. Seguindo parecer da procuradora de Contas Raïssa Rezende, a relatora, conselheira Waltânia Alvarenga, rejeitou as alegações, votando pelo conhecimento e improvimento do recurso.
O voto dela foi acompanhado pelos conselheiros Luciano Nunes, Kennedy Barros e Kleber Eulálio, e pelo conselheiro-substituto Alisson Araújo. O conselheiro-substituto Jackson Veras, que deu seu voto na sessão de quinta-feira, foi o único a divergir da relatora, votando pelo conhecimento e provimento do embargo.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Governo do Piauí define jornada de trabalho de servidores para o final de 2024
O objetivo do revezamento é garantir a continuidade dos serviços essenciais, especialmente de atendimento ao público. -
Acúmulo de lixo nas ruas do bairro Dirceu causa transtornos para moradores
O acúmulo de lixo nas ruas é um dos principais desafios enfrentados pela cidade de Teresina, devido ao impasse na contratação de empresa responsável pelo sistema de coleta e transporte de resíduos. -
TJ do Piauí lança novo módulo da JuLIA para solicitação de medidas protetivas
De acordo com o TJ-PI, a ferramenta se configura como um novo meio para que vítimas solicitem medidas protetivas de urgência diretamente a um juiz via WhatsApp. -
Parceria entre Segurança e Saúde busca melhoria nas urgências psiquiátricas no Piauí
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas -
Saiba como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025
Segundo o Governo do Piauí, o procedimento é 100% digital, visando garantir a praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir