Parceria entre Segurança e Saúde busca melhoria nas urgências psiquiátricas no Piauí
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas
Nessa segunda-feira (25), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Polícia Militar do Piauí (PMPI), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI), Guarda Civil Municipal de Teresina, Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas.
De acordo com o governo, a partir desse pacto, as forças de segurança poderão ser acionadas pela Central de Regulação das Urgências (190) para ajudar o SAMU em situações de risco com pacientes com transtornos mentais.
Conforme o acordo, a intervenção seguirá um Procedimento Operacional Padrão (POP), garantindo uma abordagem padronizada, com ênfase na segurança e dignidade do paciente. O uso de algemas foi proibido, sendo substituído por equipamentos adequados para contenção. Também será oferecido treinamento contínuo para os agentes de segurança, com foco em uma abordagem técnica e humanizada, especialmente em casos de surto psicótico.

O subsecretário de Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, enfatizou que o pacto reforça o compromisso das instituições em garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, ao mesmo tempo em que promove uma integração entre as áreas de saúde e segurança pública. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam em situações de surto psicótico com o objetivo principal de conter a pessoa e encaminhá-la ao Hospital Areolino de Abreu. Após a contenção e o devido encaminhamento ao hospital, nossa missão é encerrada, e a continuidade do tratamento fica sob a responsabilidade da equipe de saúde, que segue seus próprios protocolos para atender o paciente”, destacou.
Ainda de acordo com a SSP-PI, assinaram o Termo o subsecretário de Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Italo Costa Sales e o chefe da Guarda Civil Municipal de Teresina, Waltenir Alexandre Santos. A audiência foi coordenada pelas promotoras de Justiça, Marlúcia Gomes Evaristo Almeida e Karla Daniela Furtado.
Por: Maria Fernanda Rios
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí (PMPI)
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu
SSP-PI
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir