TCE vai fiscalizar taxa do lixo e concessão de isenções fiscais
Recentemente, a notícia de isenção de IPTU para o Teresina Shopping rendeu comentários negativos ao prefeito de Teresina, Firmino Filho.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) anunciou que vai criar uma comissão especial para apurar as isenções fiscais concedidas a empresas pelo Estado e os municípios. Recentemente, a notícia de isenção de IPTU para o Teresina Shopping rendeu comentários negativos ao prefeito de Teresina, Firmino Filho.
A Comissão de Fiscalização da Receita Pública do TCE, terá como atribuição principal fiscalizar essas isenções fiscais e a aplicação de tributos que tenham destinação vinculada. A proposta foi apresentada pelo conselheiro-substituto Alisson Araújo e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do TCE-PI dessa quinta-feira (27).
- Foto: Isabela de Meneses/ViagoraPlenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
O conselheiro explicou que a ideia é verificar a legalidade dos decretos de renúncia fiscal e se as empresas contempladas estão dando a contrapartida necessária pela concessão do benefício.
A Comissão também deve fiscalizar a aplicação de recursos com destinação específica, como taxas e multas de trânsito, Cosip (Contribuição Social da Iluminação Pública) e taxa de lixo, recentemente instaurada em Teresina e que começa a ser cobrada no próximo ano.
Os recursos resultantes desses tributos devem ser aplicados em campanhas educativas de trânsito, em melhorias da iluminação pública e na coleta de lixo. A regulamentação dessa comissão, incluindo composição e atribuição, será apresentada no dia 17 de agosto.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Seplan adota aplicativo para agilizar processos administrativos no Piauí
O secretário do planejamento, Washington Bonfim, enfatizou a importância do aplicativo para a transformação digital do órgão e do governo como um todo -
Estudantes piauienses exibem projeto “Aerogerador do Sertão” em Brasília
Segundo o Governo do Piauí, o Aerogerador do Sertão inovador está sendo exibido na Arena BRB, em Brasília, durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica -
Ordem dos Músicos do Brasil inicia recadastramento de artistas do Piauí
Segundo o decreto Nº 001, o prazo para recadastramento segue até o dia 25 de fevereiro de 2025 e visa substituir a antiga cédula de identificação. -
Secepi promove atividades esportivas e reúne comunidade em São Miguel do Tapuio
De acordo com a Secretaria dos Esportes (Secepi), o projeto busca transformar o cotidiano dos bairros de alto índice de vulnerabilidade social com diversas atividades esportivas. -
Navegabilidade do Rio Parnaíba é aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do Piauí
O Plano Estadual de Recursos Hídricos aprovado nessa terça-feira (26) também prevê a integração das bacias hidrográficas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir