Viagora

Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nessa quarta-feira (7), uma vistoria técnica no Açude Caldeirão, em Piripiri, após o surgimento de uma grande quantidade de vegetação na superfície da água.

Conforme a secretaria, a inspeção identificou presença da salvina (família Salviniaceae), uma planta aquática de rápida proliferação, especialmente em ambientes com alta carga de nutrientes.

De acordo com o biólogo e auditor fiscal ambiental Giovanni Carvalho, o acúmulo da planta em uma área específica pode ter sido potencializado pelos ventos fortes registrados recentemente na região. A equipe técnica também avalia a possibilidade de eutrofização, um processo causado pelo excesso de nitrogênio e fósforo, como um fator que favoreceu o crescimento da salvinha.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíAçude Caldeirão em Piripiri
Açude Caldeirão em Piripiri

Conforme o governo, durante a vistoria, foram coletadas amostras da água para analise em laboratório da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo é confirmar as hipóteses levantadas e definir estratégias adequadas para contenção da planta e preservação da qualidade da água. ‘’A análise vai nos permitir entender o grau de impacto e definir as estratégias mais eficazes para preservar a qualidade da água’’, destacou Carvalho.

Felipe Gomes, o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, reforçou o compromisso da secretaria com a transparência e o meio ambiente. ‘’Assim que o laudo for concluído, divulgaremos um relatório com as causas da proliferação e as ações que serão adotadas para proteger o açude’’, afirmou.

Por: Islanne Rocha

Facebook
Veja também