Viagora

DRACO deflagra Operação Retomada contra facção e cumpre mandados em Teresina

A ação policial foi deflagrada no bairro Torquato Neto e mirou Núcleo responsável por execuções, trafico e invasões

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão as ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta terça feira (6), a Operação Retomada, parte da ação DRACO 211, com o objetivo de desarticular um núcleo de facção criminosa com forte atuação no bairro Torquato Neto e em outras localidades da zona sul de Teresina.

Durante a ofensiva, foram cumpridos 14 mandados de prisão e realizadas buscas em 144 apartamentos, em uma das maiores operações de enfrentamento ao crime organizado registrados na capital. A investigação aponta envolvimento do grupo em crimes como homicídios, tráfico de drogas, invasões de imóveis e ameaças a população local.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilOperação Retomada
Operação Retomada

Um dos episódios que motivaram a operação foi o atentado contra a casa de um policial militar, que teve a residência alvejada por disparos e foi surpreendido por criminosos armados tentando invadir o imóvel. O caso acendeu o alerta para o nível de violência e ousadia da facção.

Outro fato investigado foi o roubo de gado usado em um churrasco comemorativo promovido pelo grupo, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, conhecido como ‘’Barto’’, membro de uma organização rival. Ele foi sequestrado, torturado e morto após ser identificado por um método interno da facção conhecido como ‘’raio-x’’, utilizado para reconhecer e eliminar inimigos vivais de facção.

Nas investigações também foi revelado que o grupo usava imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de venda de entorpecentes, eles invadiam apartamentos e expulsava moradores para instalar bases operacionais e ameaçavam a população com imposição do silêncio.

Toda a operação integra o programa Pacto pela Ordem e contou com o apoio de diversos órgãos de segurança pública, incluindo a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Guarda Civil Municipal de Teresina, Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), Comando de Policiamento Especializado (CPE), BEPI e BOPE. A ação foi coordenada para garantir a eficácia e a segurança durante a execução dos mandados.

Por: Islanne Rocha

Facebook
Veja também