Viagora

Dia D da vacinação contra a gripe acontecerá no dia 17 de maio no Piauí

Imunizante previne até 70% dos casos graves e mortes; Estado recebeu mais de 568 mil doses

A Secretaria do Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que o Dia D da campanha de vacinação conta a gripe será realizada no dia 17 de maio.

Conforme a Sesapi, a mobilização busca ampliar a cobertura vacinal nos municípios e proteger a população conta formas graves da doença, especialmente nos grupos mais vulneráveis.

O Piauí recebeu 568 mil doses do imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde desde o fim de março. A meta da campanha é alcançar pelo menos 90% do público prioritário, composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, além de outros grupos definidos no Calendário Nacional de Vacinação.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíDia D da Campanha de Vacinação
Dia D da Campanha de Vacinação

Segundo o governo, a vacinação aplicada nesta campanha é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B da influenza. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante é capaz de prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes por gripe. A aplicação é segura e pode ser feita juntamente com outras vacinas, sendo contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves após doses anteriores.

Leila Santos, superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi ressaltou sobre a atenção para não perder a vacinação. ‘’Pedimos que a população fique atenta aos locais definidos por cada município e aos períodos de imunização dos grupos prioritários, para que todos tenham acesso às vacinas e possam se proteger’’, alertou.

Além de crianças, gestantes e idosos também integram o público alvo: puérperas, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, membros das forças de segurança e das forças armadas, pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do trânsito coletivo, trabalhadores portuários, detentos e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

A campanha ocorre no primeiro semestre nas régios Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Já no segundo semestre será realizada na região Norte, acompanhando o período do chamado ‘’inverno amazônico ‘’, quando há maior circulação do vírus da gripe.

Por: Islanne Rocha

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também