STF acata recurso do Ministério Público e afasta presidente da Câmara de João Costa
A decisão liminar foi emitida nessa quarta-feira (5) pelo ministro Dias Toffoli devido à recondução sucessiva do vereador pela terceira vez para o cargo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, acatou recurso do Ministério Público do Piauí e determinou o imediato afastamento do vereador João Batista de Assis Castro da presidência da Câmara Municipal de João Costa até o julgamento final do caso. A decisão liminar foi emitida nessa quarta-feira (5) devido à recondução sucessiva do parlamentar pela terceira vez para o cargo.
De acordo com a decisão, o recurso do tipo reclamação constitucional foi apresentado pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, e pela procuradora de Justiça Zélia Saraiva, titular da 19ª Procuradoria de Justiça.
No recurso, o órgão ministerial aponta que a recondução do presidente é inconstitucional e, conforme entendimento do STF, em julgamentos anteriores, é considerada proibida, pois impede a alternância de poderes.
Neste sentido, o presidente da Casa Legislativa já havia sido advertido e, apesar de ter afirmado que cumpriria a recomendação ministerial, não o fez.
Na liminar, o ministro corroborou com o entendimento do Ministério Público e afirmou que a Câmara de João Costa se equivocou quanto à interpretação do período estabelecido pelo STF nos casos de recondução ao mesmo cargo.
Ainda segundo o magistrado, a eleição para o biênio 2025-2026 caracteriza uma segunda recondução sucessiva à presidência do legislativo municipal, posteriormente ao limite estabelecido nas decisões da Corte.
João Costa
Piauí
Supremo Tribunal Federal - STF
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir