Nova Maternidade Evangelina Rosa reduz tempo de internação nas UTINs
Com a implementação de métodos como o Kanban, o tempo de permanência dos bebês nas UTINs caiu 47%.
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) alcançou uma significativa redução de 47% no tempo de internação nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs), passando de 25 para 13 dias em média nos últimos seis meses. A adoção do método Kanban, aliado a outras medidas de organização e atendimento, foi fundamental para alcançar esse resultado. A mudança não só aumenta a eficiência do cuidado neonatal, mas também permite um atendimento mais humanizado.
De acordo com Marcele Avelino, diretora técnica da unidade, a melhoria é um reflexo da dedicação das equipes assistenciais e dos gestores da NMDER. “A implementação do Safety Huddle e Kanban melhorou os fluxos, fortaleceu a segurança e aprimorou a comunicação entre os profissionais, otimizando altas hospitalares. Essas práticas permitiram uma tomada de decisão mais humanizada, ágil e integrada”, afirmou. A coordenadora de Neonatologia, Lilian Karla Oliveira, também ressaltou que o controle dos leitos foi essencial para reduzir o tempo de internação e melhorar a recuperação dos bebês.

A redução no tempo de internação beneficiou não apenas a logística interna da maternidade, mas também as famílias. Para Auridete da Silva, mãe de Zaya, que ficou seis dias na UTI Neonatal, essa mudança representa um avanço no cuidado. “O atendimento foi excelente, os profissionais foram muito atenciosos e sempre nos mantiveram informados e fizemos o método canguru, o que foi muito importante para nós. Hoje, minha filha está se recuperando bem e logo estaremos em casa”, compartilhou.
-
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças -
Projeto Música Solidária leva esperança a pacientes do Hospital Ozéas Sampaio
A visita ocorreu nesse sábado (26), e proporcionou momentos de acolhimento e reflexão para as pessoas que estavam na unidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir