Viagora

Servidores da Prefeitura de Teresina denunciam ao TCE-PI novos atrasos de pagamento

O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, se reuniu com os servidores municipais nessa segunda-feira (6).

Na manhã dessa segunda-feira (06), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), conselheiro Kennedy Barros, recebeu denúncia de servidores efetivos, terceirizados e prestadores de serviço da Prefeitura de Teresina sobre novos atrasos de pagamento.

O conselheiro esteve reunido com uma comissão de servidores, que relataram não terem recebido pagamento de horas extras, adicional noturno, férias e outras gratificações relativas ao mês de dezembro passado, principalmente na saúde e na educação.

Foto: Divulgação/tce-piReunião de servidores municipais no TCE-PI
Reunião com servidores municipais no TCE-PI

Segundo o TCE-PI, cerca de 5 mil funcionários terceirizados não receberam o salário de dezembro, somente o 13º salário, ou não receberam o 13º e sim a remuneração do mês de dezembro.

O presidente da Corte, Kennedy Barros, afirmou que está dialogando com a nova gestão para solucionar o problema, porém, o prefeito Silvio Mendes ainda está trabalhando no levantamento acerca da situação financeira do município, com o objetivo de determinar a dimensão da dívida. 

“Pagar salários é uma coisa de rotina. Acontece que uma anomalia está havendo e é nessa lógica que vamos buscar a solução. Vamos analisar o que ficou pendente e como vai ser resolvido. A nova gestão deu sinal verde, se propôs a fazer essa discussão e tão logo o levantamento esteja concluído vamos encontrar a solução”, afirmou.

Segundo o Tribunal de Contas, a Prefeitura de Teresina tem enfrentado dificuldades desde o final de 2024, quando o TCE determinou o bloqueio das contas bancárias do município para evitar pagamentos indevidos, mas desbloqueou com a finalidade exclusiva de que fosse efetivado o pagamento de pessoal. Kennedy Barros informou que a Corte de Contas está averiguando se, além da folha salarial, outros pagamentos foram efetivados.

O representante dos terceirizados, André Monteiro, relatou que os funcionários passaram o Natal e o Ano Novo sem receber seus salários, principalmente aqueles das empresas Servisan e Belas Artes, que estão também com os pagamentos dos tickets alimentação atrasados. “Os próprios trabalhadores estão fazendo vaquinhas para comprar cestas básicas e pagar contas de água e energia”, disse ele.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sinésio Araújo, declarou que a situação é agravada no setor da educação, pois os servidores não receberam as férias. “A folha de pagamento de dezembro foi feita, o contracheque foi confeccionado e não foi paga as férias. Os agentes de portaria não receberam adicional noturno e nem hora extra”, afirmou o presidente do sindicato.

Diante da denúncia, o presidente do TCE-PI determinou a criação de uma comissão formada pelos auditores Inaldo Oliveira, Gilson Araújo e Liana Melo, para acompanhar de perto as demandas dos servidores e colher as sugestões para a aprimorar o serviço público.

Facebook
Veja também