Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
Diante das fortes chuvas que deixaram rastros de destruição em Picos, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública no município. A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
O reconhecimento se deu por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, após uma equipe técnica visitar diversos bairros afetados pelas enchentes, bem como municípios próximos.
Conforme o governo, os dados colhidos na cidade referente aos danos deixados pelo temporal serão utilizados para embasar a elaboração dos planos de trabalho e ajudaram a conseguir repasses federais.
Decreto estadual
As chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada do dia 14 de janeiro, quando foi registrada nova precipitação de 100 mm.
Diante disso, no dia 14 deste mês, o prefeito do município, Pablo Santos, decretou estado de calamidade pública e posteriormente o governador em exercício, Themístocles Filho, também reconheceu os desastres provocados pelas chuvas, através do decreto Nº 23.531.
A cidade tem recebido ajuda humanitária de diversos municípios e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem intensificado as ações em Picos.
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir