Alepi aprova projetos para priorizar matrículas e valorização da cultura
Entre as novas leis estão a prioridade de matrícula para filhos de idosos, apoio a alunos órfãos e a instituição de dados comemorativas e semanas de conscientização em todo o estado.
Nessa quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa aprovou vários projetos de lei em duas votações, destacando-se a aprovação do Projeto de Lei 135/24, que visa priorizar a matrícula de alunos cujos responsáveis são pessoas idosas nas escolas públicas mais próximas de suas residências. A proposta, apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) em junho deste ano, recebeu apoio unânime do Plenário.
Segundo Kalume, a medida tem como objetivo “ampliar a proteção dos direitos garantidos aos idosos, possibilitando que seus filhos ou pessoas sob sua responsabilidade tenham o acesso à educação facilitada pelo Poder Público”.
Além deste, outros projetos também receberam aprovação. O Projeto de Lei 367/23, do deputado Aldo Gil (PP), garante prioridade nas matrículas de alunos órfãos nas escolas de tempo integral. O Projeto de Lei 72/24, do deputado Francisco Limma (PT), institui uma Política de Apoio e Incentivo à Participação em Feiras e Olimpíadas do Conhecimento.
No campo dos patrimônios e datas comemorativas, foram aprovados projetos que declaram o aniversário e o carnaval de Floriano, além do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Marcos Parente, como patrimônios culturais de natureza imaterial do estado. O deputado Kalume também viu projetos aprovados que instituíram o Dia Estadual do Policial Penal, o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia e a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde.
O deputado Francisco Limma é responsável pelo projeto que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão. O ex-deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) teve o projeto de reconhecimento de utilidade pública da Associação Yeshua, de Teresina, aprovado.
-
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir